8 Dicas para Ajudar Você a Aprender Novas Músicas ... Rápido

Atualizado: Jun 11

Se você se encontrar em uma situação em que precisa aprender novas músicas em pouco tempo, essas oito dicas podem ajudá-lo a desenvolver uma estratégia para enfrentar a tarefa e tocar com confiança.



Vamos dizer que você toca bateria em uma banda e o compositor principal vem com quinze músicas novas que ele quer tocar no próximo show ... amanhã. Ou então, digamos que um amigo baixista ligue para dizer que ele tem um problema de família e pede para você substituí-lo em uma apresentação de duas passagens que começa em seis horas.


As possibilidades são infinitas, mas a história é a mesma: como músico, você se encontra em uma situação em que precisa aprender muito material em muito pouco tempo e fazer parecer que toca essa música há anos.


Você não precisa ser um professor de leitura a primeira vista ou ter um ouvido de ouro para aproveitar essas oportunidades, mas precisa de coragem, concentração e, mais importante, de uma estratégia. Aqui estão algumas dicas para começar a internalizar grandes quantidades de música em um prazo super apertado.


Saiba o que esperam de você


Quando você se depara com uma nova música (ou uma dúzia), é importante saber o que você precisa fazer. Você é convidado a tocar cada nota em um solo de guitarra exatamente da mesma forma que na versão do álbum, ou está livre para improvisar sua própria cadência na estrutura de acordes? As batidas de seu tambor devem ser elegantes e discretas ou densas e intensas? O líder da banda quer um slap no baixo, um pizzicato no baixo ou algo completamente diferente? Quanto mais você souber com antecedência, mais efetivamente poderá reduzir o tempo de troca de ideias e tocar a música da maneira certa.


Ouça muito


Quando eles me dão muitas músicas novas para aprender, coloco no telefone, conecto os fones de ouvido e ouço no modo de repetição o máximo que posso. Uma parte é a escuta ativa, onde eu me concentro, sem me distrair, em elementos específicos da música, analisando rapidamente e tentando memorizar algumas partes. Outras vezes, ouço passivamente enquanto ando, cozinho, trabalho, preparo minha bolsa etc. Tudo ajuda. Quanto mais você tiver a ideia nova na cabeça antes de ir ao palco ou no estúdio, consciente ou inconscientemente, mais chances de alcançar o sucesso você terá.


Ouça versões diferentes


Se você está aprendendo uma nova música que outros artistas já tenham feito outras versões, ouça o máximo de interpretações que puder antes de chegar a sua vez de tocar a música. Da mesma forma, se tiver vídeos no YouTube da banda ou do artista com o qual você tocará, tocando a mesma música em três shows diferentes, ouça todos eles. Cada nova versão oferece uma perspectiva ligeiramente diferente da música e ajuda a ouvir coisas novas e diferentes. Além disso, quanto mais versões de uma música você conhecer, melhor estará preparado se o artista ou a banda quiser levar as coisas em uma direção inesperada durante o processo.


Toque nas gravações


Se você receber uma gravação da música que precisará aprender rapidamente, seja uma demo simples ou uma faixa de estúdio concluída, toque quantas vezes puder antes de ir pro show, estúdio ou ensaio. Quanto mais você tocar a música imaginando que está na apresentação e puder experimentar o que funciona melhor enquando toca, mais preparado você estará quando o momento da verdade chegar.


Consiga as partituras, se puder, e faça anotações


Mesmo quando você toca a música original de uma banda desconhecida, não faz mal perguntar se há alguma partitura. Um amigo baterista meu fez isso quando foi convidado a tocar num show de rock progressivo com pouca antecedência; ele acabou recebendo um punhado de guardanapos com ritmos rabiscados em tinta preta. Embora esse obviamente não fosse o método ideal de escrever ou entregar informações musicais, meu amigo acabou achando essas anotações bastante úteis enquanto trabalhava no material. Para ele, até as sobras de frango no guardanapo teriam sido melhores do que nada.


Dê uma olhada por trás dos músicos durante um show, nas estantes você verá partituras e acordes cheios de notas a lápis, ritmos, símbolos e lembretes. Se você toma nota de quando tocar forte ou fraco, e quando tem que tocar staccato ou deve fazer um final improvisado, não tenha medo de fazer suas anotações de um jeito que te ajude ao máximo lembrar o que tocar, quando e como.


Nem sempre comece do começo


Para muitos de nós, aprender música começa na primeira nota de uma música e termina na última, mas alterar a ordem pode ser útil. Quando você começar uma nova música, tente aprender primeiro o último refrão ou enfrente uma parte díficil como a ponte final que entra no último minuto. Muitas vezes, trabalhar algumas coisas com antecedência pode ajudá-lo a sentir a música inteira e a ter um senso maior de música depois de organizar as peças.


Faça seus próprios guias


Nada como transcrever um solo de baixo ou sua própria sequência de acordes para ajudá-lo a internalizar uma nova música. Lembre-se de que tudo o que você escreve não precisa parecer bonito, o que você cria é puramente funcional e apenas para você; portanto, escreva seus acordes, transcrições ou adeque ao formato que melhor o ajudará a seguir a música sem erros.


Melhore a cada repetição


Se me deparo com uma música nova e complicada, seja no ensaio da banda, no estúdio ou ao vivo, meu principal objetivo na primeira vez que toco é ir do começo ao fim e fazer o meu melhor. A segunda vez? O mesmo, mas agora que eu entendi um pouco mais, posso prestar atenção nos tempos acentuados na segunda estrofe, por exemplo. O terceira vez? Tudo isso acima, mas talvez desta vez eu tenha cabeça para me ajustar ao rítmo da bateria no solo de guitarra e que as inversões dos meus acordes na parte final apóiem ​​a voz o máximo possível.


As especificidades variam de acordo com o contexto, é claro, mas o princípio é o mesmo: use cada repetição de uma nova música, no ensaio ou na apresentação, como uma oportunidade para fazer melhor um pequeno detalhe dela. Essas melhorias se somam, e te aproximam mais rapidamente de uma execução polida do início ao fim.


CD BABY. (16/11/2018). 8 consejos para ayudarte a aprender nueva música… deprisa [8 dicas para ajudar você a aprender novas músicas ... rápido]. Músico DIY. Recuperado de https://musicodiy.cdbaby.com/8-consejos-para-ayudarte-a-aprender-nueva-musica-deprisa/


#praticaremcasa #dicas #tocarmúsica #emcasa

5 visualizações

© 2018 - 2020 | DUETO ARTS - Todos os direitos reservados.

Telephone: +55 11 920062176  E-mail: duetoarts@gmail.com  

Endereço: Rua Jetirana. Parque Sevilha, São Paulo, BR . 

CPF/CNPJ : 427.796.768-09

google-site-verification=u3aC_-ASL_J0tjEFm0tZJWcAFhbBFKW2Q6fxFtuKNgM